BRAZIL UM PAIS PRESENTE
Esta obra do jornalista e escritor Daniel Buarque é uma ambiciosa investigação de como é o olhar que os norte-americanos fazem do Brasil no começo deste século XXI.
A criação e consolidação do conceito dos BRIC, a estabilidade e o “consenso ao centro” dos anos de governo FHC e Lula, a resiliência brasileira à crise financeira internacional de 2008, a expectativa pela Copa e pelas Olimpíadas, tudo isso, dizem os analistas, aumenta a sensação de que o país está “na moda”, assumindo paulatinamente um papel global estratégico.
Para medir isso, Daniel combinou a entrevista formal, as consultas a diferentes bibliografias e um apurado senso de observação de repórter no dia-a-dia. No livro, ele tenta ajudar o leitor a entender como os americanos enxergam esse novo Brasil que, aos olhos do mundo, vai finalmente deixando de ser uma promessa eterna.
Assim também com lugares comuns do Carnaval, das favelas, do futebol e das artes, nos quais aspectos importantes da cultura nacional acabam reforçando a imagem de país “decorativo, mas não útil” que o Brasil tenta ultrapassar. Enfim, o autor trilha um terreno difícil, tateando mudanças de percepção lentas. Mas oferece um painel equilibrado que pode ajudar a nós, brasileiros, sempre ciosos e até um pouco esquizofrênicos em relação à nossa imagem “lá fora”, a nos entendermos melhor com a ajuda do olhar do outro.
A criação e consolidação do conceito dos BRIC, a estabilidade e o “consenso ao centro” dos anos de governo FHC e Lula, a resiliência brasileira à crise financeira internacional de 2008, a expectativa pela Copa e pelas Olimpíadas, tudo isso, dizem os analistas, aumenta a sensação de que o país está “na moda”, assumindo paulatinamente um papel global estratégico.
Para medir isso, Daniel combinou a entrevista formal, as consultas a diferentes bibliografias e um apurado senso de observação de repórter no dia-a-dia. No livro, ele tenta ajudar o leitor a entender como os americanos enxergam esse novo Brasil que, aos olhos do mundo, vai finalmente deixando de ser uma promessa eterna.
Assim também com lugares comuns do Carnaval, das favelas, do futebol e das artes, nos quais aspectos importantes da cultura nacional acabam reforçando a imagem de país “decorativo, mas não útil” que o Brasil tenta ultrapassar. Enfim, o autor trilha um terreno difícil, tateando mudanças de percepção lentas. Mas oferece um painel equilibrado que pode ajudar a nós, brasileiros, sempre ciosos e até um pouco esquizofrênicos em relação à nossa imagem “lá fora”, a nos entendermos melhor com a ajuda do olhar do outro.
Características | |
Autor | DANIEL BUARQUE |
Biografia | Esta obra do jornalista e escritor Daniel Buarque é uma ambiciosa investigação de como é o olhar que os norte-americanos fazem do Brasil no começo deste século XXI. A criação e consolidação do conceito dos BRIC, a estabilidade e o “consenso ao centro” dos anos de governo FHC e Lula, a resiliência brasileira à crise financeira internacional de 2008, a expectativa pela Copa e pelas Olimpíadas, tudo isso, dizem os analistas, aumenta a sensação de que o país está “na moda”, assumindo paulatinamente um papel global estratégico. Para medir isso, Daniel combinou a entrevista formal, as consultas a diferentes bibliografias e um apurado senso de observação de repórter no dia-a-dia. No livro, ele tenta ajudar o leitor a entender como os americanos enxergam esse novo Brasil que, aos olhos do mundo, vai finalmente deixando de ser uma promessa eterna. Assim também com lugares comuns do Carnaval, das favelas, do futebol e das artes, nos quais aspectos importantes da cultura nacional acabam reforçando a imagem de país “decorativo, mas não útil” que o Brasil tenta ultrapassar. Enfim, o autor trilha um terreno difícil, tateando mudanças de percepção lentas. Mas oferece um painel equilibrado que pode ajudar a nós, brasileiros, sempre ciosos e até um pouco esquizofrênicos em relação à nossa imagem “lá fora”, a nos entendermos melhor com a ajuda do olhar do outro. |
Comprimento | 21 |
Edição | 1 |
Editora | ALAMEDA |
ISBN | 9788579391514 |
Largura | 14 |
Páginas | 380 |